A deputada estadial Cida Ramos (PSB) realizou, nesta sexta-feira (15), Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para comemorar o Dia da/o Assistente Social, celebrado em 15 de maio. A reunião aconteceu de forma remota e visou debater o trabalho da categoria nos variados espaços de atuação, sobretudo no contexto da pandemia de coronavírus.
A campanha deste ano, conduzida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), busca intensificar a valorização desta profissão de relevância social e pública no Brasil. Com o lema “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população – Serviço Social, conheça e valorize essa profissão”, reafirma a luta ao lado dos movimentos sociais, das organizações em defesa dos direitos humanos, contra a desigualdade de classe, o racismo estrutural, o machismo, o feminicídio, a lgbtfobia, a xenofobia e toda forma de desigualdade, discriminação e preconceito.
O encontro virtual contou com a participação de diferentes autoridades representantes da categoria profissional, dentre elas, Denise Colin, ex-secretária Nacional de Assistência Social, Ester Lemos, Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Profª. Luciana Cantalice, Presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PB), Profª. Marinalva Conserva, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPB), Profª. Danielle Lugo, Departamento de Serviço Social (DSS/UFPB), entre outras.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Cida reforçou que esses profissionais da Assistência Social estão na linha de frente dessa pandemia, dando voz a quem, muitas vezes, não tem voz. “Esse é um processo de saúde, mas também, social, econômico e político. Talvez nós não tenhamos vivido nenhum processo na gravidade que vivemos hoje. Esse é um momento em que todas as profissões, especialmente o serviço social e os profissionais da saúde, estão sendo testados. Nós já tivemos perdas, pois a morte que ronda as famílias brasileiras, também chegou ao serviço social, trazendo perdas irreparáveis para o Serviço Social”, disse.
Para Cida, que é assistente social por formação e professora da área, o compromisso dos profissionais é em favor das demandas da população. “Ao longo da nossa história, temos atuado nas trincheiras contra as desigualdades de classe, do racismo estrutural, a precarização dos serviços e a retirada de direitos. Somos uma categoria que luta de forma incansável e intransigente pelos direitos humanos e contra todas as formas de opressão. Nosso mandato popular está inteiramente à disposição para fortalecer a luta em favor dos direitos”, afirmou.
Para a presidente da ABEPSS, Ester Lemos, este dia visa, sobretudo, reafirmar que vidas importam e o seu direito deve estar acima do lucro. “Exigimos ações governamentais para a efetivação dos direitos e a ampla proteção social, sanitária e econômica. Os assistentes sociais, mesmo durante a pandemia, continuam realizando seu trabalho e mantendo o compromisso com a qualidade dos serviços prestados em defesa da vida e da população brasileira. Reafirmamos nosso compromisso ético-político diante desse momento de intensa luta e resistência”, disse.
Já Luciana Cantalice, presidente do CRESS/PB, destacou que nos últimos 40 anos, a categoria vem construindo um projeto alinhado com os interesses da população e da classe trabalhadora. “Precisamos, neste momento, possibilitar mais visibilidade a essa profissão que se encontra na linha de frente do combate ao coronavírus, e que vem sofrendo fortes impactos ao longo dos anos, diante da tentativa de precarização da categoria. Nós estamos inseridos em todos os espaços, por isso precisamos nos reafirmar e reafirmar nossas diretrizes de formação, que não se desassocia do trabalho profissional. O CREES/PB se coloca à disposição para debater, coletivamente, como criar estratégias de enfrentamento contra diversas desconstruções”, pontuou.
A ex-secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, salientou o Serviço Social sempre validou a potencialidade da construção e luta coletiva em defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. “Nós estamos do lado certo da trincheira, e o momento atual tem demonstrado a necessidade dos profissionais do serviço social. Em meio à isso, observamos o agravamento do debate no que tange a desvalorização da vida e dos demais direitos sociais. Nós não podemos normatizar disputadas de valores neste contexto de pandemia, pois lá atrás nós e a sociedade brasileira, por meio da Constituição Brasileira, optamos pela defesa e garantia da vida e dos direitos. É um momento adverso e de desmonte de diversas políticas públicas, e de contrareforma aos direitos trabalhistas e sociais”, declarou.
Também participaram da sessão especial a ex-secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Neide Nunes; a assistente social representante do Poder Judiciário, Natali Pinheiro; a assistente social que atua na área da saúde, Tatiana Nogueira; a assistente social do IFPB, Anna Clara Mendonça; e a Professora Anarita Salvador, da FIP/Patos.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
[email protected]
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários